![]() |
Lílian e alunos do centro: música e inteligência |
O objetivo do Lílian Centro de Música é preparar o aluno para a vida e não apenas acumulá-lo de teorias musicais. A equipe de professores é preparada para despertar no aluno o gosto pela música e a vivência musical. Para isto são feitos trabalhos especiais que desenvolvem a criatividade, percepção, raciocínio lógico, trabalho em equipe, imaginação, competição, memória e, sobretudo, a motivação do desenvolvimento da inteligência. Vale ressaltar que geralmente nossa equipe de professores é formada por ex-alunos da casa. Tal realidade possibilita que eles dêem seqüência ao nosso modo de abordar a aprendizagem.
Por ser tão diferente da maneira tradicional e acadêmica de ensinar, chamou a atenção de muitos curiosos e, principalmente, de professores e psicólogos que, aqui, vieram pesquisar por meio da observação participante. Muitos artigos foram escritos sobre o L.C.M. em jornais, revistas de academias, livros e a imprensa em geral. Fomos convidados para dar curso sobre o assunto em muitos estados brasileiros e no exterior. Fizeram também monografias sobre nossa didática de ensino. Entre os relatos escritos citarei como exemplo o trabalho da professora da UFG Maria Helena Jayme Borges: “O ENSINO DO PIANO E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA.”, tese apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da USP, para obtenção do título de Doutor em Educação, recebendo nota máxima com Louvor.
Aprender é um dos aspectos mais importantes na vida de cada um. O ato de conhecer, de entender, de descrever o mundo de ser capaz, torna a pessoa mais eficiente, mais apta, incentiva para que continue se esforçando para aprender mais e mais, e, criar seus caminhos próprios. "Penso logo existo" (RENÉ DESCARTES).
Em um ambiente com quatro pianos, inúmeros objetos que remetem figuras musicais, mapas, quadros de pintores famosos e gravuras de homens ilustres, computadores, aparelhos de som e imagens, karaokê e tantos outros materiais, estimulamos a autonomia e a capacidade mental dos alunos com atividades lúdicas ligadas a múltiplos domínios do conhecimento tais como os da matemática, história, idiomas, economia, literatura, física, química, esporte, geografia...tudo por meio da música.
![]() |
Lílian e aluno Diego Caetano, hoje mestrando nos EUA |
Trabalhamos com mães gestantes, bebês a partir do nascimento, temos alunos que completaram oitenta anos de idade, também pessoas especiais com problema motor, hipoacústicos, Down, cegos, autistas... todos demonstram grande empenho no aprendizado sem limite. As crianças que freqüentam as aulas desde bebê, lêem e escrevem bem antes dos quatro ou cinco anos de idade, ficando fluente até mesmo na leitura das notas. Conseguem uma facilidade incrível para aprender algo. Procuram livros para ler com os assuntos mais inusitados possíveis e não se contentam, só, com livros infantis ou impostos pelo adulto, lêem com mais observação e compreensão: textos, letreiros, placas com uma maturidade que não é próprio do perfil de tão pouca idade. Cantam em vários idiomas como japonês, alemão, inglês e, em cada palavra bem apreendida, vão vivenciando a gramática de modo divertido.
Aos cinco ou seis anos de idade, já dominam os números: milhões, bilhões, quintilhões...e, não só até as nove unidades, como nas escolas de ensino regular. Trabalhamos com as quatro operações o tempo todo, frações para entender as horas, a divisão de compassos a precisão do ritmo. O que as criança podem aprender, sem o mínimo esforço, é algo mágico, porém é difícil acreditar na sua inteligência e, normalmente, os adultos as subestimam, negando-lhes informações. As crianças trabalhadas terão mais oportunidades e facilidades. Temos resultados positivos com quase todos que passam pela escola, para ilustrar citarei alguns alunos:
> André Spenzieri, aos três anos de idade, participou do Concurso de Piano Sonatas de Beethoven em Santos-SP, ganhou o 1° lugar, conseguiu sucesso com sua apresentação que até hoje é bem lembrada pelos professores que fizeram parte do júri. Esse ex-aluno hoje é um conceituado médico radiologista e sempre encontra um motivo para tocar violino, piano e bateria e compor músicas. (Leu com fluência desde os dois anos de idade). Como ele, nossas crianças são sempre destaques nas escolas de ensino regular, esportes, escolas de idiomas, concursos...demonstram mais interesse em aprender tem mais disciplina e determinação.
> Eduardo Carneiro, aos cinco anos de idade, participou de apresentações e cursos de desenvolvimento da inteligência, em vários lugares do Brasil, dando entrevistas e demonstrações de memória em conhecimentos gerais. Tinha domínio sobre modelo de armas, carros, países, população, raças de animais, o corpo humano...estudava oboé, violino bateria e piano. Foi classificado várias vezes em concursos nacionais, estudou na Rússia e participou junto com os alunos russos do recital de oboé. Foi focalizado em noticiários da rede globo de televisão. Atualmente, é engenheiro eletricista, trabalha com imagem e som. Exímio na bateria, tem uma banda de música e não para na sua busca.
> Simone Carneiro de Mendonça gosta de ler livros desde os três anos de idade, quando começou tocar piano, violão e bateria. Escrevia poemas, era sempre o personagem principal nas apresentações do L.C.M., memorizou, além das peças teatrais, livros de William Shakespeare como Hamlet e Romeu e Julieta no idioma inglês o qual domina muito bem. Concluiu o curso de Letras na PUC de Goiânia antes de completar 20 anos com a nota máxima em português recebeu homenagem da universidade por sua conquista. Como recompensa pode se matricular no curso de Direito sem vestibular, finalizando o curso com distinção máxima novamente na monografia de conclusão de curso.
> Rogério Caetano aos cinco anos de idade já era virtuose do cavaquinho. Atualmente, tem uma carreira nacional tocando violão de sete cordas, é compositor e gravou músicas suas.
> César de Lucca Baiocchi, recentemente com oito anos de idade, participou de um concurso internacional de piano na cidade de Rabat, Marrocos entre 120 crianças de diversos países ganhou além do primeiro lugar, elogios do compositor da peça musical de confronto. Estuda no Lílian Centro de Música desde bebê. Onde teve um início bem trabalhado quanto ao desenvolvimento motor e psicológico. Gosta muito de ler livros de biologia, mitologia grega, e conhecimento científico.Está com 10 anos sendo um dos melhores alunos da escola regular onde estuda. Muito interessado, ensina do mesmo modo seu irmão de três meses de idade.
Recebemos ainda alunos que iniciam o estudo do instrumento começando mais tarde, ou vindo de outras escolas. Em pouco tempo se adaptam na nossa dinâmica.
Recebemos ainda alunos que iniciam o estudo do instrumento começando mais tarde, ou vindo de outras escolas. Em pouco tempo se adaptam na nossa dinâmica.
> É o caso de Everton Marin que começou estudar piano aos dezoito anos de idade. Em oito anos de Estudo, conseguiu resultados surpreendentes como: classificação no Concurso Internacional Marise Cheylan, no sul da França; primeiro lugar no concurso internacional de piano Son Altesse Royale la Princesse Lalla Meryem, em Meknes Marrocos, onde recebeu o premio da embaixada brasileira de melhor intérprete de música brasileira. Participou duas vezes do curso Summer Akademy do Mozarteum em Salzburg Áustria, tocando musica brasileira, na Vienna Saal, voltando para um curso de seis meses no Mozarteum. Chegando em Goiânia preparou um novo recital, desta vez, em Dakota do Norte nos EUA. Em 2002, ingressou na UFG, após ser aprovado em primeiro lugar, no vestibular geral, entre todos os candidatos. Concluiu o curso sendo o melhor aluno da UFG, ganhando a bolsa de estudos Master of Music na University of Wyoming encerrando o mestrado com grau máximo e um recital de órgão e piano onde demonstrou talento e inteligência na sua performance.
> Rayana Cardoso perdeu um dedo quando tinha três anos de idade, o que não foi motivo para que tocasse com uma técnica de surpreender, tendo obtido o primeiro lugar no Concurso Internacional de Méknes, no Concurso Paulo Giovanini em Araçatuba e outros lugares, sempre se destacando em melhor música brasileira, melhor Bach, melhor interpretação, premio talento... foi escolhida para um curso de seis meses na University of Wyoming em agosto de 2010. Merece também destaque como alunos que vieram de outras professoras de música:
> Mirian Menezes, que chegou com uma enorme dor no braço: tendinite. Após alguns meses de trabalho técnico, movimento de braço e ginásticas apropriadas para coordenação fina, superou todas as expectativas. Tocou em recitais, teve máster-classes com pianistas famosos como Sergei Dorensky, ganhou concursos de piano em vários estados, e ficou em segundo lugar no Concurso internacional Marise Cheylan, em Hières, na França, onde também participou do Festival La Roque D'Anthéron como premio de melhor aluna. É formada em Direito, performance em piano, toca clarineta, violão e fala francês (fez o curso em um ano) japonês, inglês, espanhol, e domina bem o idioma português. Já editou livros entre eles “Poemas Tropicais”, edição esgotada, foi lançado em um evento realizado no salão do TJ Centro de Convivência. Mirian foi escolhida por René Martin para desenvolver em Goiânia o festival que ele iniciou em La Roque D'Anthéron e hoje se espalha por muitas cidades inclusive o Rio de Janeiro com o nome de Folle Journée. O espaço seria pouco para destacar tantos alunos talentosos com grandes qualidades que já estudaram ou permanecem ainda na nossa companhia. Não poderia deixar de mencionar o nome do aluno:
> Diego Caetano, vinte anos de idade. Está conosco desde os onze anos. Fluente em dez idiomas sendo que lê, escreve, conversa e compreende bem: inglês, francês, espanhol, chinês, japonês, italiano, russo, alemão, grego, árabe e português. Diego Caetano foi o goiano que mais se destacou em concursos de piano no Brasil e no exterior. Conta no seu currículo a premiação de primeiro lugar por mais de 30 vezes, tantas outras de segundo lugar e ainda prêmios especiais como: Melhor Interpretação de Música Espanhola, recebendo o valor em euros oferecidos pela embaixada da Espanha, em Rabat Marrocos. Prêmios em dinheiro pelo Melhor Desempenho na Interpretação Ricardo Tacuchian, em MG; Arnaldo Estrella em Juiz de Fora/MG; Claudio Arrau, no Chile; Melhor Interpretação de Bach; no Concurso de Anápolis/GO; especial no Concurso Sousa Lima; Bolsa Talento para cursar o mestrado, em agosto de 2010, na University of Wyoming; convite e bolsa para cursar o Doutorado, em São Petersburgo, na Rússia. Recebeu, também, o convite para tocar Momo Precoce de Villa Lobos. Faltando uma semana para o concerto, leu e memorizou com total facilidade, que o regente titular Rodrigo de Carvalho e a orquestra sinfônica do Conservatório de Tatuí o convidou, para juntos realizarem outras apresentações. Foi realmente muito aplaudido pela grande platéia, ali, presente.
Uma grande parte de alunos já concluiu o doutorado, em música. São incentivados a estudar constantemente: o cérebro não pode parar de exercitar. Mencionarei os nomes seguintes:
Uma grande parte de alunos já concluiu o doutorado, em música. São incentivados a estudar constantemente: o cérebro não pode parar de exercitar. Mencionarei os nomes seguintes:
> Andréa Luísa de Oliveira Teixeira - 3° lugar no concurso internacional, no sul da França, possui um currículum tão vasto que não caberia aqui. Atualmente, está em Lisboa Portugal, desenvolvendo importante pesquisa.
> Simone Gorete Machado, artista internacional, com várias premiações, em destacados concursos de piano. É professora na Universidade de São Paulo.
> Rosângela Yasbec Sebba tem uma agenda de concertos ativa junto com sua carreira de professora, na University of Southern Mississipi. Estudou na Juilliard School. Sua biografia foi publicada por Quem é Quem, na América; Quem é Quem, em líderes emergentes; Quem é Quem, na educação.
A premiação de alunos do LCM que conquistaram o primeiro lugar em concursos no Brasil e no exterior está na faixa de 1.500 entre vários concursos de piano, violino, violão, canto, flauta... uma quantidade expressiva de segundo lugares, terceiros, e menções. Diversos prêmios, troféus, homenagens, a escola recebeu em reconhecimento ao trabalho.
A premiação de alunos do LCM que conquistaram o primeiro lugar em concursos no Brasil e no exterior está na faixa de 1.500 entre vários concursos de piano, violino, violão, canto, flauta... uma quantidade expressiva de segundo lugares, terceiros, e menções. Diversos prêmios, troféus, homenagens, a escola recebeu em reconhecimento ao trabalho.
É constante o número de apresentações, teatros, e concertos da escola. Todos os anos viajamos com a equipe para apresentações onde a escola é convidada para congressos, cursos, concursos em lugares como:
> Rússia, em Moscou: Grande sala de concerto do Museu Glinka; Moscou кончсртный зал дома ученых; Grande sala do Moscou State Conservatory Tchaikovsky; Sala de Concertos do Palácio de Catarina, em São Petersburgo; Sala do Palácio Estatal do Kremlin.
> Áustria, em Salzburgo: Wiener Saal; Universität Mozarteum Theatersaal, Orff-Institut; Recital nas cidades de Linz e Viena.
> Genebra, na Suíça: Sala do Institut Jaques-Dalcroze.
> Hungria: Sala de Concertos da Academia de Música Ferenc Liszt; em Estergon: Teatro da Universidade Dunakanyar....
> França, em Hyères: Collégiate Saint Paul; Salle du Théatre Denis à Hyères; Paris: Sala do Conservatório de Paris; Compiègne: Sala de Concerto no Conservatório de Compiègne.
> Estados-Unidos: Sala de Concertos da Universidade de Música Dakota do Norte; Marquis Salon, Marriot Marquis Hotel; Geórgia. Grand Forks - Josephine Campbel Recital Hall. Universidade da Filadélfia - Sala de Concertos; Piano World Pedagogy Conference, evento sediado pela Geórgia State University; Wyoming - Sala de Concertos da University of Wyoming Cheyenne Hall, Denver Hall.
> Austrália, em Canberra: Canberra School of Music.
> Marrocos, em Meknes/Rabat: Théâtre National Mohammed V: Salle Bahnini Du Ministère de la Culture Mohammed V.; Salon International Meknés.
> Brasil: apresentações no Teatro Municipal de São Paulo, Rio de Janeiro, Sala Cecília Meireles, Museu Nacional de Belas Artes, Teatro Goiânia, Centro de Convenções (Teatro Rio Vermelho),
Para melhorar o desempenho no instrumento e incentivar os alunos o Lílian Centro de Música traz sempre a Goiânia e promove intercâmbio com grandes personalidades do meio artístico, científico, mestres da música e figuras ilustres que deixam seus ensinamentos por meio de master-classes, aulas particulares, seminários, concertos, palestras, nomearemos alguns deles:
Para melhorar o desempenho no instrumento e incentivar os alunos o Lílian Centro de Música traz sempre a Goiânia e promove intercâmbio com grandes personalidades do meio artístico, científico, mestres da música e figuras ilustres que deixam seus ensinamentos por meio de master-classes, aulas particulares, seminários, concertos, palestras, nomearemos alguns deles:
> Pianistas Miguel Proença, Antônio Bezzan, Vadim Rudenko, Pavel Nercessian e Sergei Dorensky, Arnaldo Estrella, Sergio Gallo, Anne Queffélec, Momo Kodama, Nelson Freire, Philippe Giusiano, Theresa Bogard, Luiz de Moura Castro, Marisa Rosana Lacorte, Gilberto Tinetti, Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça, Luis Medalha Filho, Luiz Guilherme Blumenschein, Nadhezda Eysmont, Ancuza Aprodu, Madalena Tagliaferro, Sebastian Benda, Yoheved Kaplinsky, Maria Luiza Corker. Natalia Trulle, Mauricy Martin.
> Maestros e compositores famosos como Maestro Camargo Guarnieri, Marlos Nobre, Sergio Correia Vasconcelos, Almeida Prado, Ricardo Takuchian, Belaïd Akaf.
Dentre eventos de âmbito internacional, realizados e promovidos pelo L.C.M. destacam-se:
Dentre eventos de âmbito internacional, realizados e promovidos pelo L.C.M. destacam-se:
> Encontro Nacional de Música, Festival de Outubro; Coral Canarinhos de Petrópolis; Encontro de Escolas de Música; Cantata de Natal; Concurso Lílian Centro de Música (piano, canto, violino, violão, bateria); Encontro com Gênios do Século XX; O Mágico e o Som; O Piano bem Temperado; Musas e Música; Movimento Nacional da Música; Encontro Internacional com Mestres da Música; Um Recital Diferente; Homenagens. Encontros Internacionais, entre outros.
Aqui fica registrado uma amostra que a Sala de Aula é o ponto de partida para a viagem musical: A viagem para uma vida melhor, é o que desejamos para nossos alunos. “Nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas”
Querida Profª Lilian, meus parabéns pelo seu magnifico trabalho e este lindo Blog ! Feliz 2011 ! Prof. Fernando Lo Iacono
ResponderExcluirwww.fernandoloiacono.blogspot.com
Que alegria imensa encontrá-la na internet, Profª Lilian, e ver sua foto tão entusiasmada, como sempre, trabalhando e ensinando. Espero que sua escola continue no mesmo endereço, pois sempre que converso com uma família de Goiânia menciono que estivemos aí, em Set/1994: que viagem fantástica!
ResponderExcluirTambém gosto de contar a seguinte história:
ResponderExcluir"Viajamos a Goiânia para conversamos com uma professora de piano que aplicava o método Doman, ...
"Tínhamos um quadro-verde a giz, na varanda do apartamento. Não ensinamos a escrever, mas na visita à Profª Lilian Meire Carneiro de Mendonça fomos confrontados por ela: - Se sua filha sabe ler, ela também sabe escrever.
"A Profª Lilian entregou um giz na mão da nossa filha (com 2 anos e 9 meses, na época) e a convidou pra ir até o quadro-verde da sua sala de aula (bem maior que o da nossa varanda) e começou a cantar: sobe-desce-sobe-desce, sobe-desce-cortanomeio, sobe-desce-sobe-desce, sobe-desce-cortanomeio, começaemcima-vaiprabaixo, começaemcima-vaipradireita, começanomeio-vaipradireita, começaembaixo-vaipradireita, fazumacobrinha-encimadoA; e diante de nós dois, mãe e pai boquiabertos, vimos escrito: MAMÃE. Foi mágico!"
Só hoje, descobrindo o nome da sua escola -- Lilian Centro de Música -- é que pude ler a referência elogiosa da musicista e pesquisadora Maria Helena Borges, em www.unesp.br/aci/jornal/159/teaeduopalul.htm#educacao (publicação de Set/2001, faz tempo!).
ResponderExcluirParabéns Lilian! Vejo que continua com seu Centro de Música em plena atividade. Encontrei um convite da sua escola nos meus guardados e que maravilha é a internet, achei seu blog! Você continua a mesma. Que saudade!
ResponderExcluirSolange Maioli
Ola voces tem whatssap
ResponderExcluir